ENDOMETRIOSE 

Dr Thomas, quais são os sintomas da endometriose?

Os mais frequentes são: 

- Cólica menstrual;

- Dor profunda na vagina ou na pelve durante a relação sexual;

- Dor pélvica contínua não relacionada à menstruação;

- Prisão de ventre ou constipação intestinal ou diarreia no período menstrual;

- Dor para evacuar;

- Sangramento nas fezes;

- Dor para urinar;

- Sangramento na urina.

 

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve como as trompas, os ovários, os intestinos e a bexiga.  

A etiologia da doença é desconhecida, o que quer dizer que a medicina não descobriu ainda quais os motivos para o aparecimento da endometriose.   

O principal sintoma é dor pélvica, que piora no período menstrual.  

O diagnóstico é feito por um médico ginecologista por meio de suspeita clínica (anamnese com exame ginecológico), confirmado com exames subsidiários como ultrassom, ressonância nuclear magnética e exame de sangue.  
São várias as possibilidades de tratamento, que dependem do objetivo da mulher, da sintomatologia apresentada e, eventualmente, do desejo  do casal de engravidar.

Portanto, é correto afirmar que o tratamento é individualizado, logo, cada caso é tratado de uma forma.  

O tratamento pode ser medicamentoso e/ou cirúrgico, por meio de vídeo-laparoscopia. 

A cirurgia por vídeo confirma o diagnóstico, permite avaliar quanta endometriose a mulher tem e dependendo da extensão da doença, já faz o tratamento. 


HISTERECTOMIA 

Dr Thomas, o que é histerectomia? 

Consiste na retirada do útero, seja parcial (quando mantém o colo do útero) ou total. Existe também a “radial”, quando, inclusive, a parte superior da vagina e os linfonodos (gânglios) são removidos. Porém, esta última acontece quando há tumores irreversíveis em toda a região.

Pode ser realizada por via vaginal, abdominal ou laparoscópica. 

Cerca de 30% das mulheres brasileiras são submetidas a esta intervenção cirúrgica todos os anos. Este número, somado aos índices de outros países, coloca a cirurgia como a segunda mais realizada do mundo, atrás apenas da retirada do apêndice.

Alguns são os motivos que levam o médico a indicar a histerectomia a sua paciente, como câncer de colo do útero, grandes miomas, endometriose grave, sangramento anormal, dor crônica na região pélvica, entre outras enfermidades.


CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é o mais comum entre a população feminina brasileira e, infelizmente, é o que mais leva a óbito. Entretanto, se descoberto no início, suas chances de cura são altas, chegando a até 95%.

Dr Thomas, o que devo fazer para me prevenir?

Bem, caso você tenha 40 anos ou mais, faça a mamografia de controle uma vez por ano. No entanto, se perceber algumas anormalidades dessas citadas abaixo, vá imediatamente ao médico. 

- Caroço fixo, endurecido e geralmente indolor;

- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

- Alterações nos mamilos;

- Pequenos nódulos na região das axilas ou no pescoço;

- Saída espontânea de líquido dos mamilos.



MENSTRUAÇÃO ATRASADA 

Dr Thomas, a menstruação atrasada sempre é sinal de gravidez?

Não necessariamente. Mesmo que a menstruação atrasada seja um sinal precoce de gravidez, existem outros fatores que podem levar a este atraso. Nas mulheres não grávidas, quando a menstruação resolve não vir em um determinado mês, não é incomum. Porém, quando a menstruação não desce por três meses seguidos, consideramos que a mulher apresenta amenorreia – ausência de fluxo menstrual. Alguns exemplos para que isso ocorra são: estresse, ansiedade, obesidade, magreza excessiva, distúrbios alimentares, problemas na tireoide, excesso de atividades físicas, entre outros.



ANTICONCEPCIONAL 

Dr Thomas, a pílula do dia seguinte em excesso faz mal?

O contraceptivo de emergência não é para ser usado repetidas vezes. A taxa de eficácia diminui e a carga de hormônio exagerada pode causar vômitos e sangramentos. Uma única pílula contém a mesma quantidade de hormônio que uma cartela inteira de anticoncepcional.

O uso da medicação é recomendado apenas em casos especiais. Por exemplo, quando a camisinha estoura ou a mulher esquece de tomar o comprimido da pílula convencional. Sem contar que não protege de doenças sexualmente transmissíveis. O uso da medicação é recomendado apenas em casos especiais, pois foi desenvolvida para uso emergencial.



HPV 

Dr Thomas, o HPV só é transmitido por meio de relação sexual? 

O HPV pode ser transmitido na relação sexual e também ao compartilhar objetos (toalha, calcinha, sabonete) e pode ficar latente por muito tempo, então, é difícil estimar o tempo do contato. O importante é procurar o ginecologista para coleta de exames, tratamento dos sintomas, ter a medicação prescrita e estimular a hábitos para aumento da imunidade. O vírus não tem cura, mas pode ser controlado. 


OVÁRIO POLICÍSTICO 

Dr Thomas, a síndrome do ovário policístico tem cura?

A síndrome do ovário policístico não é completamente reversível, entretanto, há uma série de tratamentos que podem reduzir ou minimizar os sintomas. A maioria das mulheres com SOP é capaz de levar uma vida normal, sem complicações significativas.
O mais importante é que, hoje, o tratamento é realizado de forma clínica. 



AMAMENTAÇÃO 

Dr Thomas, quais os benefícios da amamentação em livre demanda? 

O bebê amamentado em livre demanda usufrui de grandes vantagens, como perder menos peso após o nascimento e estimular precocemente a produção de leite da mãe. Cerca de 80% do leite é produzido durante a mamada, ou seja, quanto mais o seu bebê sugar, maior quantidade será produzida. 

Não é à toa que a amamentação na primeira hora de vida é tão recomendada. Além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e bebê, ela adianta a imunização do pequeno através do colostro. 

Oferecer o peito em livre demanda também poupa as mães de enfrentarem algumas dificuldades vinculadas a amamentação, como as mamas endurecidas – o agravamento dessa situação pode se transformar em mastite ou, até mesmo, abcesso mamário. Dar o peito sempre que o bebê quiser, evita que o seu leite fique estocado e a mulher sinta algum desconforto.



DEPRESSÃO PÓS-PARTO 

Dr Thomas, o que é depressão pós-parto?

A depressão pós-parto é uma depressão moderada ou grave, desencadeada poucas semanas após o parto. Além dos sintomas comuns à depressão – como tristeza extrema, reclusão, falta de energia – a mãe pode apresentar sentimentos negativos em relação ao bebê e incapacidade de cuidar direito da criança. E a falta de compreensão pode contribuir para a piora da situação. Procurar ajuda é fundamental!



SEXO ANAL 

Dr Thomas, o orgasmo com sexo anal é igual ao com sexo vaginal?

Bem, isso vai depender de uma série de fatores.  Em geral, a pessoa que está penetrando vai sentir mais prazer, pois o canal anal é mais estreito. Mas tudo vai depender da lubrificação da região anal, das preliminares, do grau de excitação da pessoa que está sendo penetrada, da sintonia do casal para aprimorar a prática sexual; tudo isso pode fazer a mulher sentir tanto prazer na relação anal quanto com penetração da vagina. 
O importante mesmo é sempre utilizar preservativo e trocar a camisinha entre o sexo anal e vaginal. Isso tem por objetivo evitar o transporte de bactérias do  ânus para a vagina. 



MENOPAUSA

Dr Thomas, por que as mulheres engordam na menopausa? 

Porque o corpo sofre com as mudanças hormonais. Assim que a menopausa chega ele começa a perder massa muscular dando lugar a gordura. Outra questão é a falta de motivação e de autoestima que assolam muitas mulheres nesta fase. Além disso, a menopausa também interfere na coagulação do sangue e na competência de deixar os vasos sanguíneos mais relaxados.



CORRIMENTO VAGINAL 

Dr Thomas, corrimento vaginal é normal?

Bem, a vagina é um órgão que produz secreção constantemente e não necessariamente há infecção por fungos e bactérias, portanto, ter secreção sem cheiro, sem irritação e incolor pode ser normal.

É importante lembrar que a flora vaginal pode ser alterada por hábitos de dieta (quem come muito açúcar e carboidrato pode ter mais candidíase), hábitos de higiene precários (calcinha úmida, calor excessivo), protetor íntimo diário (tentar usar somente durante a menstruação), estresse, doenças sistêmicas que rebaixam a imunidade, cervicite (feridas no colo do útero), depilação excessiva (os pelos sãos agentes protetores).



MONALISA TOUCH 

Rejuvenescimento Vaginal. No próprio consultório e sem anestesia, as pacientes podem solicitar o método MonaLisa Touch, um tratamento rápido e seguro para quem sofre de atrofia do órgão feminino (mulheres na menopausa que, por falta de hormônio, tem a vulva diminuída e não conseguem mais ter relação), para mulheres que se incomodam com o tamanho da abertura, padecem de secura no local, incontinência urinária e, ainda, para quem quer clarear a pele. 









Compartilhe